BLOG
Data: Terça-feira, 09/07/2019 19:15

Com bilheteria para passeios de barco, plataforma de vidro é inaugurada na orla

Vazia desde a entrega da Orla Moacyr Scliar, há um ano, a plataforma de vidro atrás da Usina do Gasômetro foi inaugurada na tarde desta terça-feira (9). Com seis guichês de atendimento, a estrutura começou a servir para a venda de bilhetes de embarcações de passeio com saída no Atracadouro Turístico Nico Fagundes. Para marcar a data, cerca de 750 crianças e adolescentes de escolas municipais foram convidadas a dar uma volta de barco pelo Guaíba.

Foi a estreia de Maryana, 11 anos, moradora do bairro Aberta dos Morros, na zona sul de Porto Alegre — ela planejava se apressar para garantir um lugar na parte superior do barco com as colegas. Foi também a primeira vez que Maryana foi ao trecho novo da orla.

— Chega a dar tontura de olhar para a ponta da chaminé — dizia, admirada com a altura da Usina do Gasômetro.

O prefeito Nelson Marchezan participou da atividade e destacou, durante a solenidade de inauguração, a oportunidade dada aos jovens de fazer o passeio gratuitamente e conhecer as belezas naturais da cidade onde moram. Lembrou que parte deles não teria condições de fazer o passeio de outra forma.

Viliam Veloso de Oliveira, proprietário do barco Porto Alegre 10, comemorou a mudança da bilheteria —até então, a venda de ingressos ocorria apenas em mesinhas improvisadas.

— Antes, viajava para vários lugares e via portos lindos, com boas estruturas para o turismo náuticos. Agora, está lindo (o atracadouro da orla), ficou além das nossas expectativas — destacou Oliveira.

A estrutura envidraçada, que conta com uma cobertura de aço corten, faz parte do projeto original do arquiteto Jaime Lerner. Foi construída junto a uma antiga tremonha da época da operação da usina — espécie de funis que serviam para despejar o carvão.